Quais são os 5 pilares do Islã e quais são os ensinamentos do Islã?

Quais são os 5 pilares do Islã e quais são os ensinamentos do Islã?

Ibn Umar narra que o Profeta Muhammad disse: "O Islã é construído sobre cinco (pilares): o testemunho de que não há deus exceto Allah e que Muhammad é o Mensageiro de Allah; o estabelecimento da oração; o pagamento do zakah; o jejum no Ramadã; e o Hajj à Casa (a Ka ‘bah).’ [Bukhari, 8; Muslim, 16]

  1. A Declaração de Fé - Consiste na declaração de duas frases:Ashadu an laa ilaha illallaah wa Ashadu ana MuhammadurRasoolullah (Testemunho que ninguém tem o direito de ser adorado além de Allah e testemunho que Muhammad é o Mensageiro de Allah).

  2. Oração - Os muçulmanos fazem cinco orações obrigatórias por dia. As orações islâmicas são um elo direto entre o adorador e Deus Todo-Poderoso. O Islã não tem autoridade hierárquica ou sacerdócio. Um muçulmano instruído, escolhido por cada congregação, conduz as orações.

  3. Zakah - Um dos princípios mais importantes do Islã é que todas as coisas pertencem a Deus e que a riqueza é mantida em confiança pelos seres humanos. O Zakat, ou doação de caridade, “purifica” a riqueza reservando uma parte para os necessitados. Esse pagamento geralmente é de dois e meio por cento do capital da pessoa.

  4. Jejum no mês do Ramadã - Todos os anos, no mês lunar islâmico do Ramadã, os muçulmanos jejuam de antes do nascer do sol até o pôr do sol. O jejum é outro método de autopurificação.

  5. Peregrinação ou Hajj - A peregrinação a Meca, ou Hajj, é uma obrigação para aqueles que são física, mental e/ou financeiramente capazes de fazê-la.

A base da fé islâmica

A base da fé islâmica

Em última análise, é a crença na Unicidade de Deus Todo-Poderoso. Isso significa acreditar que há apenas um Criador e Mantenedor de tudo no Universo, e que nada é divino ou digno de ser adorado, exceto Ele. Acreditar na Unicidade de Deus Todo-Poderoso significa muito mais do que simplesmente acreditar que existe “Um Deus”, em vez de dois, três ou quatro. O Islã também rejeita o uso de todos os intermediários entre Deus e o homem, e insiste que as pessoas se aproximem de Deus diretamente e reservem toda a adoração somente a Ele. Os muçulmanos acreditam que Deus Todo-Poderoso é compassivo, amoroso e misericordioso.

A essência da falsidade é a alegação de que Deus Todo-Poderoso não pode lidar com Suas criaturas e perdoá-las diretamente. Ao enfatizar demais o peso do pecado e afirmar que Deus não pode perdoá-lo diretamente, outras religiões ensinam a desesperar a misericórdia de Deus. Uma vez convencidas de que não podem se aproximar de Deus diretamente, as pessoas podem ser induzidas ao erro e recorrer a falsos deuses para obter ajuda. Esses “falsos deuses” podem assumir várias formas, como santos, anjos ou alguém que se acredita ser o “Filho de Deus” ou “Deus encarnado”. Em quase todos os casos, as pessoas que adoram, oram ou buscam a ajuda de um falso deus não o consideram nem o chamam de “deus”. Elas alegam acreditar em um Deus Supremo, mas afirmam que oram e adoram outros além do Deus Todo-Poderoso apenas para se aproximar Dele. 

No Islã, há uma clara distinção entre o Criador e o criado.

Não há ambiguidade na divindade - tudo o que é criado não merece adoração e somente o Criador é digno de ser adorado. Algumas religiões acreditam falsamente que Deus Todo-Poderoso se tornou parte de Sua criação, o que levou as pessoas a acreditarem que podem adorar algo criado para alcançar o Criador.

Os muçulmanos acreditam que, embora Deus Todo-Poderoso seja Único e esteja além da compreensão, Ele não tem “Filho”, parceiros ou associados. De acordo com a crença muçulmana, Deus Todo-Poderoso “não gera nem foi gerado” - nem literalmente, nem alegoricamente, nem metaforicamente, nem fisicamente, nem metafisicamente - Ele é Absoluto, Único e Eterno. Ele está no controle de tudo e é perfeitamente capaz de conceder Sua infinita misericórdia e perdão a quem Ele quiser. 


É por isso que Ele é chamado de Todo-Poderoso e Misericordioso. Deus Todo-Poderoso criou o Universo para o homem e, como tal, quer o melhor para todos os seres humanos. Os muçulmanos veem tudo no universo como um sinal da criação e da benevolência de Deus Todo-Poderoso. Além disso, a crença na Unidade de Deus não é apenas um conceito metafísico. É uma crença dinâmica que afeta a visão da humanidade, da sociedade e de todos os aspectos da vida. Um corolário lógico da crença islâmica na Unicidade de Deus é a crença na unicidade do homem e da humanidade.

Venha e aceite nosso convite para se tornar um muçulmano hoje mesmo! Para testemunhar sua crença no Islã, diga o seguinte:
Ashadu an laa ilaha illallaah wa Ashadu ana MuhammadurRasoolullah (Sou testemunha de que ninguém tem o direito de ser adorado além de Alá, e sou testemunha de que Muhammad é o Mensageiro de Alá).

Venha e aceite nosso convite para se tornar um muçulmano hoje mesmo! Para testemunhar sua crença no Islã, diga o seguinte:
Ashadu an laa ilaha illallaah wa Ashadu ana MuhammadurRasoolullah (Sou testemunha de que ninguém tem o direito de ser adorado além de Alá, e sou testemunha de que Muhammad é o Mensageiro de Alá).